Laranja Mecânica (1971)
"A Clockwork Orange" (original title)
No futuro, o violento Alex, líder de uma gangue de delinquentes que matam, roubam e estupram, cai nas mãos da polícia. Preso, ele recebe a opção de participar em um programa que pode reduzir o seu tempo na cadeia. Alex vira cobaia de experimentos destinados a refrear os impulsos destrutivos do ser humano, mas acaba se tornando impotente para lidar com a violência que o cerca.
Elenco: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates, Philip Stone, Steven Berkoff, David Prowse, Margaret Tyzack
Direção: Stanley KubrickGênero: Drama
Duração: 136 min.
Classificação: 16 Anos
Violento, bombástico, arrebatador, sonoro, dançante e assustador. O alucinado Alex (Malcolm McDowell) tem sua própria forma de se divertir. Sempre às custas da tragédia dos outros. A transformação de Alex de um punk sem moral até um cidadão exemplar doutrinado e sua volta ao estado rebelde, compõe a chocante visão do futuro que Stanley Kubrick elaborou a partir do livro de Anthony Burgess. As imagens inesquecíveis, a música arrebatadora, e a linguagem fascinante utilizada por alex e sua gangue, foram moldadas por Kubrick neste conto sobre os caminhos da moralidade. Extremamente controvertido na época de seu lançamento, Laranja Mecânica ganhou os prêmios de Melhor Filme e Melhor Direção da Associação dos Críticos de Cinema de Nova York, e recebeu quatro indicações ao Oscar®, incluindo Melhor Filme (1971). O poder de sua arte é tamanha que ainda nos atrai, choca e nos mantém preso em seu domínio.
Antes de assistir Laranja Mecânica, ouvi muita gente dizer que era o melhor filme de todos os tempos, então eu não podia deixar passar em branco. Um pouco antes do filme quase estar acabando, comecei a achar que realmente era o melhor filme do mundo, mas me enganei quando chegou o final. Você torce o tempo todo para que Alex Delarge (protagonista) melhore seu espírito mas, após ter assistido, achei que era a melhor película até o final desagradável, mas analisando esse acontecimento, o filme se torna bem realista; e essa é a intenção, pois é isso que é abordado: a violência. Não importa o controle, não importa a disciplina, não importa o cuidado, pois no futuro nunca irá acabar a corrupção, pois quando tudo isso e mais as boas atuações tornam o filme muito chocante, simplesmente um dos melhores já feitos, e é meu favorito de Stanley Kubrick. Não sei como que não levou um Oscar sequer, porquê filmes como esse levam entre 11, 10 ou 9 Oscars, este já não levou nenhum :/ lamentável!
In future Britain, charismatic delinquent Alex DeLarge is jailed and volunteers for an experimental aversion therapy developed by the government in an effort to solve society's crime problem - but not all goes according to plan.
Director: Stanley Kubrick
Writers: Stanley Kubrick (screenplay), Anthony Burgess(novel)
Stars: Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates
Nenhum comentário:
Postar um comentário