Meninos de Kichute
Beto (Lucas Alexandre) é filho do meio de uma família simples e sonha em ser goleiro de futebol. O menino encontrará alguns obstáculos para realizar seu sonho, sendo o principal deles a resistência do pai, autoritário e religioso, para quem, competição é pecado. Mas Beto é persistente e não desistirá de alcançar seus objetivos, tendo como ajuda, o apoio de Dona Leonor (Arlete Sales), sua vizinha.
Elenco: Arlete Salles, Vivianne Pasmanter, Werner Schünemann, Lucas Alexandre, Paulo Cesar Pereio, Mario Bortolotto
Direção: Luca Amberg
Gênero: Drama
Duração: 102 min.
Distribuidora: ** Outras **
Classificação: Livre
“Meninos de Kichute” celebra a infância dos anos 1970
Produção da Amberg Filmes a ser lançado pela Pandora&Nomade, “Meninos de Kichute” é a história universal de um garoto que sonha ser jogador de futebol. No caso de Beto (Lucas Alexandre), goleiro. O pano de fundo da trama tem um colorido especial ao retratar com fidelidade os costumes nas pequenas cidades brasileiras dos anos 70. O machismo, as relações familiares, a infância que brinca na rua, bate figurinha, assiste aulas de Educação Moral e Cívica e canta o Hino na escola estadual. Tudo embalado por uma trilha sonora que vai de Os Incríveis a Lindomar Castilho, de Secos e Molhados a Jorge Bem.
Apesar da ficção se passar na época da ditadura militar, os jovens protagonistas querem mesmo é aproveitar a infância, jogar bola nos campinhos do bairro, brincar no ferro velho, disputar figurinhas. Beto é o filho do meio de uma família humilde e vive com os pais, Lázaro e Maria (Werner Schünemann e Vivianne Pasmanter), e os dois irmãos. Sua vida simples é típica de qualquer garoto de sua idade: ida à escola, brincadeira com os amigos, travessuras repreendidas, cumplicidade com a irmã.
Mas o sonho de se tornar goleiro o coloca diante de vários obstáculos, sobretudo a resistência do pai. Apesar dos castigos para tentar impedi-lo de jogar, Beto insiste. Mais que isso, monta o clubinho “Meninos de Kichute” com os amigos. Nessa missão, ele tem o apoio de Dona Leonor (Arlete Salles), uma simpática vizinha que lhe dá até um novo par de Kichutes para fazer bonito frente ao “olheiro” que passa pela cidade.
“Meninos de Kichute” (www.meninosdekichute.com.br) é baseado no livro homônimo de Márcio Américo, que assina o roteiro com Luca Amberg. Estrelado por Vivianne Pasmanter, Werner Schünemann, Arlete Salles, Paulo César Pereio e Lucas Alexandre, além da participação especial de Mario Bortolotto. O filme estreia no dia 05 de junho em Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Prêmios
O longa participou da 34ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, quando ganhou o prêmio de melhor filme brasileiro pelo júri popular. No Los Angeles Brazilian Film Festival 2013 – LABRFF, também faturou o prêmio de melhor atriz para Vivianne Pasmanter.
Ficha técnica
“Meninos de Kichute”, de Luca Amberg
Brasil, 2010, 102 min, 35mm, cor, som Dolby Digital
Direção: Luca Amberg
Elenco: Lucas Alexandre, Vivianne Pasmanter, Werner Schünemann, Arlete Salles, Paulo César Pereio, Mario Bortolotto, Mayara Comunale, Vinícius Azar Damas
Produção: Amberg Filmes
Roteiro: Luca Amberg e Marcio Américo
Fotografia: Cristiano Dittrich Wiggers
Direção de Arte: Leandro Vilar
Figurino: Joana Gatis
Produção Executiva: Tiago Berti
Preparação de atores mirins: Lucia Segall e Marcio Américo
Produção de Elenco: Cássia Guindo
Som Direto: Thiago Bitencourt
Sonoplastia: Pedro Lima e Caito Cyrillo
Trilha Sonora: Netinho (Os Incríveis)
Montagem: Tiago Berti, Marcio Américo e Luca Amberg
Nenhum comentário:
Postar um comentário